sábado, 10 de março de 2007

Benvindos ao blog do grupo RISCO

3 comentários:

Áreas e movimentações disse...

Muito bem!! Agora é necessário colocar conteúdos e comentá-los, interagindo na plataforma. Este deve ser um espaço de encontro e discussão, à semelhança do que se passa nos nossos encontros.
Fico à espera!!

Áreas e movimentações disse...

Consultem:
http://jn.sapo.pt/2007/03/16/porto/historias_seropositivos_nova_revista.html

Francisco Mesquita

Áreas e movimentações disse...

Vacina cada vez mais próxima
A sida pode estar finalmente a perder terreno face à Ciência. A esperança da neutralização do vírus pode estar ao alcance de uma simples vacina
VISAOONLINE 15 Fev. 2007
O vírus de imunodeficiência humana (HIV) parece começar agora a fraquejar perante a Ciência. Segundo estudos divulgados recentemente, foi descoberto o ponto fraco de um dos mais temidos vírus da humanidade.

«Criar uma vacina contra o HIV é um dos grandes desafios científicos do nosso tempo» declarou em comunicado Elias Zerhouni, director dos Institutos Nacionais de Saúde americanos (NIH), considerando que os investigadores «revelaram um buraco na armadura do HIV, o que abre uma nova via para enfrentar o desafio».

A sida afecta cerca de 1% da população adulta mundial e, até hoje, ainda não se tinha descoberto qualquer tipo de vacina pare este vírus mortal, devido à «capacidade do HIV-1 escapar a uma neutralização dos anticorpos», sublinharam os investigadores, na revista científica britânica Nature.

Este vírus encontra-se em constante mutação, a nível da configuração, o que dificulta, e muito, o trabalho dos investigadores, mas deve conservar as partes estáveis para continuar a fixar-se aos receptores CD4 das células do sistema imunitário, que ele infecta para aí se reproduzir.

Gary Nabel, um dos autores do trabalho disse que um dos «primeiros objectivos» desta investigação era o desenvolvimento de «vacinas contra o HIV que poderiam estimular os anticorpos neutralizantes”.